sábado, 27 de maio de 2023

Resenha: THE MYSTERY OF JULIA EPISCOPA [O MISTÉRIO DE JULIA EPISCOPA]

AVISO: O livro comentado nesta resenha só está disponível em inglês; até o momento, não há uma edição traduzida no Brasil. 

Quando comecei a ler “The Mystery of Julia Episcopa” [O mistério de Julia Episcopa], tive a impressão de que era uma história superficial. Mas conforme a leitura progredia, percebi apenas que era uma narrativa simples e direta, que não afetava a história, mas que, como o nome já diz, continha um mistério com várias camadas que foram sendo “descascadas” até o fim. 

Duas arqueólogas pesquisadoras estão manuseando um antigo manuscrito nos arquivos do Vaticano quando se deparam com o que parece ser uma alteração forjada no nome de uma pessoa que poderia reacender debates sobre papéis de liderança na Igreja Católica. Elas descobrem que, por baixo do que até então se acreditava ser o nome do bispo que escreveu o manuscrito, Julius Episcopus, está o que parece ter sido escrito originalmente: Julia Episcopa. Apesar desse fato bem surpreendente em si, ainda há muitas coisas a serem reveladas. Mas a primeira e mais imediata questão é: se o nome de Julia foi alterado da forma feminina (Julia Episcopa) para a forma masculina (Julius Episcopus), teria esse documento sido escrito por uma bispa, numa instituição onde só homens são ordenados e exercem papel de liderança? 

Sem poder arcar com a pesquisa que seria necessária para responder a essa pergunta, Valentina e Erica, as pesquisadoras, recorrem à pessoa que poderia financiá-la e autorizá-la, uma pessoa que já ajudou em outras ocasiões: o misterioso e austero Cardeal Ricci. Mas há um problema: Ricci é extremamente conservador e absolutamente contra papéis de liderança para mulheres dentro da Igreja. Então, como poderia Valentina conseguir seu apoio sem revelar suas alarmantes suspeitas? 

Enquanto isso, o leitor não fica no escuro, descobrindo quem Julia Episcopa foi apenas no final da história. Visto que a narração não é linear, mas se alterna entre o 1º século DC e os nossos dias, vamos descobrindo, junto com as pesquisadoras e sua equipe, quem foi essa misteriosa mulher, cuja família pertencia à aristocracia romana, e como foi a sua vida, como era sua personalidade, sua família, e que eventos, por vezes trágicos, fizeram com que ela fosse parar no cerne de uma pesquisa e de trabalhos de escavação na região de Roma mais de 2 mil anos depois. 

“The Mystery of Julia Episcopa” já começa nos jogando no meio da erupção do vulcão Vesúvio, em 79 DC, com a protagonista fugindo desse desastre via marítima com suas duas filhas e alguns poucos pertences. É uma história instigante e emocionante, com reviravoltas e subtramas que nos fazem querer elucidar todos esses mistérios junto com os personagens, até a última página. Se você gosta de romances históricos, assim como eu, fica aqui a minha recomendação de um ótimo livro. 

ADENDO: Eu li “The Mystery of Julia Episcopa” no original, em inglês. É o primeiro volume das Crônicas do Vaticano [The Vatican Chronicles], e o segundo volume, “The Anonymous Scribe” [O escriba anônimo], também já está disponível em e-book na Amazon. Até o momento não há tradução disponível no Brasil.

Ficha:
The Mystery of Julia Episcopa
Autores: John I. Rigoli e Diane Cummings
Série: The Vatican Chronicles
Edição: Amazon Digital Services (EUA, 2021)